EXPEDIENTE

   
 
Theresa Catharina
Editoria, Produção e Redação
 

Notícias e Textos Culturais é direcionado aos adultos com preocupações e objetivos éticos de conscientização e solidariedade.
Princípios e valores do site incluem, igualmente, objetivos de aperfeiçoamento humano, espiritual, intelectual.

Vida e responsabilidade devem ser inseparáveis.
Theresa Catharina



Theresa Catharina de Góes Campos
Jornalista (Registro Profissional MTb 06 - livro 1, folha 3, verso, ano 1967, atualizado para DF03234JP na última renovação), Escritora e Professora Universitária (Comunicação)
theresa.catharina@terra.com.br

     
 
Elizabeth Fernanda - Colaboradora Especial   Walter Rodrigues Ferreira
Webmaster/
design
Pós-graduação em Planejamento Estratégico pela Universidade Católica de Brasília

walter.rf@ig.com.br
 

Carta aos leitores:

O propósito de nossos sites é a permanência.

Penso que nossos sites parecem não precisar de atualização apressada, constante, sob pressão nem estresse, para serem lidos com interesse.

Porque suas matérias são válidas hoje, amanhã, como foram ontem, para consulta, como registro documental, informação e formação, educação da sensibilidade, conscientização e humanização.

Hoje e sempre, diariamente, continuamente, como acontece em nossa existência, que transcorre como uma viagem pela vida, em percurso que não se acaba, apesar das pausas. Dá-se início, continua-se a viver, e assim vamos... paralela e simultaneamente construindo a nossa história, inseridos e ao lado de outros, que também constróem a sua história.

Por isso idealizei e considero, no trabalho de produção, redação e revisão de nossos sites, que, embora contenham pensamentos dinâmicos, transformadores ainda que aparentemente estáticos, que seus conteúdos não devem ser como os jornais diários ou periódicos, nem as revistas semanais, mensais,bimestrais, etc. Para notícias/matérias atualizadas temos os jornais impressos, as revistas, o rádio e os telejornais com as suas edições extras. E até a atualização feita por alguns sites na internet, ao vivo informando sobre o transcorrer das partidas de futebol, o desenvolvimento de reuniões, eleições e suas respectivas apurações...e muitas outras situações. Porque o objetivo conceitual deles é exatamente isso - a informação real, atual, ao vivo, instantânea, sem espera, nem tempo para analisar, com o seu valor, a sua importância específica do meio de comunicação, entretanto, na sua própria essência, sem a profundidade de uma reflexão crítica a ser adotada como processo e meta.
Ouso pensar, sim, que nossos sites têm material, em sua grande maioria, de interesse permanente - as datas são colocadas nas matérias porque são bastante significativas, para a compreensão do seu contexto, a definição da circunstância no tempo e no espaço, assim como temos, registrada, a data de início/criação de cada site.

Se nossos sites fossem procurados para a obtenção precisa, em tempo real, de estatísticas, resultados numéricos, sendo essas informações buscadas pelos visitantes como o único objetivo da visita aos sites (quantias, números, horários, decisões sobre processos, etc.) seria porque essa exatidão estatística, esses dados precisos, constituiriam também o objetivo principal do site, mas esse também não é o nosso caso.

Nossos sites (sítios) se assemelham, com honra para nós, à literatura, à fotografia e ao cinema, com o seu tempo tridimensional, com leituras e interpretações diversificadas, quando o intelecto e a sensibilidade se unem e são capazes de valorizar ainda mais ... a passagem dos anos, no desafio do relacionamento distância proximidade.

Theresa Catharina de Góes Campos

São Paulo, 13 de julho de 2005