EDITORIAIS


23 de fevereiro de 2005 17:03 HORALOCAL

CIÊNCIA;INTERNACIONAL;SOCIAL

Estratégias de marketing das multinacionais farmacêuticas expostas na África do Sul

CIDADE DO CABO, África do Sul, 23 de fevereiro /PRNewswire/ -- O comunicado de imprensa abaixo está sendo divulgado pela Dr. Rath Health Foundation Africa:
Conforme suas práticas comerciais inescrupulosas são reveladas nos Estados Unidos e em outros países industrializados, a indústria farmacêutica volta-se para os países em desenvolvimento para compensar os lucros perdidos. A Dr. Rath Health Foundation Africa afirma que para fazer isso a indústria farmacêutica está usando estratégias de marketing alarmantes.
Em 16 de fevereiro, quarta-feira, a Campanha de Ação pelo Tratamento (Treatment Action Campaign -- TAC), uma agência de marketing de drogas e que se apresenta como um grupo de defesa do paciente, organizou uma marcha no Parlamento na Cidade do Cabo para pedir que o governo compre drogas anti-retrovirais para 200.000 pacientes sul-africanos com AIDS até o final do ano. Isso traria bilhões de dólares em receita para as empresas farmacêuticas multinacionais e também drenaria os preciosos recursos econômicos que são desesperadamente necessários na África do Sul para investimento social e para ajudar os pobres da África, empobrecidos ao longo de décadas de apartheid.
Em troca da sua campanha em nome da indústria farmacêutica, a TAC recebeu milhões de dólares dos grupos de interesse da indústria farmacêutica, tais como a Rockefeller Foundation. O grupo financeiro Rockefeller é uma das principais partes interessadas na indústria farmacêutica internacional, com participação acionária em mais de 200 empresas farmacêuticas. A Dr. Rath Health Foundation afirma que através de doações com isenção de imposto feitas à TAC, o grupo Rockefeller e outros grupos de interesse na indústria farmacêutica estão tentando coagir o governo sul-africano a gastar bilhões de Rands em drogas tóxicas e ineficazes para o tratamento da AIDS. A Fundação acredita que isso não é ético.
Agindo segundo os interesses dos seus chefes no cartel farmacêutico, a TAC ataca e insulta constantemente a ministra da saúde sul-africana por causa da sua ênfase nas abordagens naturais para saúde em relação ao problema da AIDS entre os sul-africanos mais pobres, tais como a medicina tradicional e o tratamento com micronutrientes.
Igualmente ultrajantes são os métodos pelos quais a TAC recruta pessoas na África do Sul para protestar contra seu próprio governo. A Fundação descobriu que a TAC recruta africanos pobres de vilarejos a até 75 milhas de distância prometendo-lhes uma camiseta gratuita e uma refeição no fim do dia. Os manifestantes entrevistados em um filme de vídeo que vimos confirmaram esse fato, e ficou claro, a partir das suas respostas, que mal tinham idéia do objetivo do protesto da TAC.
Apesar da intensa campanha publicitária, apenas algumas centenas de pessoas participaram da marcha da TAC, que foi conseqüentemente ignorada como um não-evento por todas as principais agências de notícias do mundo. No seu comunicado de imprensa depois da marcha, a TAC afirmou ter reunido 'pelo menos 5.000'. Uma foto aérea que tiramos mostra que essa afirmação é falsa.
A principal razão para os pobres estarem lá foi o fato de no dia anterior a Dr. Rath Health Foundation ter desmascarado a TAC como uma organização fachada para a indústria farmacêutica na África do Sul em um pôster amplamente divulgado entre as comunidades africanas que são alvo da TAC.
A Fundação afirma que três dias depois da marcha, a organização controladora da TAC, a Associação Nacional Sul-africana de Pessoas que vivem com a AIDS (South African National Association of People Living with AIDS -- NAPWA), decidiu em uma conferência especial sobre políticas expulsar todos os membros da TAC de seus postos. A Dr. Rath Health Foundation acredita que isso mostra claramente que a TAC está perdendo os últimos resquícios da sua credibilidade.
Os dias da TAC -- um Cavalo de Tróia da indústria farmacêutica que prejudica a democracia da África do Sul -- estão contados. Seu tempo acabou -- diz a Fundação.

A Fundação Dr. Rath Health é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o uso de terapias naturais como uma alternativa a drogas farmacêuticas perigosas. O uso desses tratamentos eficazes e livres de patente é uma abordagem que está em confronto direto com a indústria farmacêutica e seu 'negócio com a doença'.

FONTE Dr. Rath Health Foundation África
23/02/2005
CONTATO: Ralf Langner, da Dr. Rath Health Foundation Africa,
+27-83-775-4173, ou ralf.langner@dr-rath-foundation.org
Website: http://www.drrathresearch.org

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: DR. RATH HEALTH FOUNDATION ÁFRICA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

Voltar